Apresentação do Projeto

1.      Apresentação:

O projeto Educar para a Preservação – Fraternidade e Vida - Colégio Sagrado Coração de Jesus - Arroio do Tigre/RS detém-se a estudar os principais problemas sócio-ambientais vivenciados pela população Arroiotigrense, abordando temas como a questão poluição dos recursos hídricos; destruição da mata ciliar; e urbanização. Partindo de um pressuposto local, porém não deixando de considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos, atuando com visão ampla de alcance regional e global.


2.      Justificativa

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Em virtude de tantos acontecimentos globais, que serão dinamizadas diferentes atividades que visem à preservação e manutenção do meio ambiente, com o cultivo de espécies nativas, como o Ipê-amarelo e Araucária.

O ipê amarelo uma árvore brasileira muito conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies

A Araucária é a mais bela e imponente árvore do Sul do Brasil, é uma planta muito antiga e chegou a responder por mais de 40% das árvores existentes na chamada Floresta Ombrófila Mista, espécie pioneira, a araucária funciona como uma manjedoura, cuja proteção permite o crescimento das demais espécies ao seu redor.




A Araucária é endêmica do Brasil, ou seja, só existe aqui, o que aumenta a responsabilidade da comunidade brasileira. Atualmente, a espécie sofre pressões até dos remédios adotados para sua sobrevivência, como a legislação tão rigorosa que interdita totalmente o corte, "Antigamente, o agricultor ia para a roça jogando pinhões no chão. Seu neto, hoje em dia, onde vê araucária nascendo, arranca, porque se deixar crescer não poderá cortá-la.”




A araucária dura 300 anos e outras chegam a mais de 500, está fadada a desaparecer. Todos os anos, 1% das araucárias morrem naturalmente. Se não houver pelo menos 1% de natalidade, ela será extinta. Além da perda natural e da falta de novos indivíduos, a araucária continua a ser cortada.




 “A educação deve ajudar o homem brasileiro a inserir-se criticamente no processo histórico e libertar-se, pela conscientização, da síndrome do ter e da escravidão do consumismo.”        Paulo Freire